json logo

Introdução ao JSON


العربية Български 中文 Český Dansk Nederlands English Esperanto Français Deutsch Ελληνικά עברית Magyar Indonesia Italiano 日本
한국어 فارسی Norsk Polski Português Română Русский Српско-хрватски Slovenščina Español Svenska Türkçe Українська Tiếng Việt

ECMA-404 The JSON Data Interchange Standard.

JSON (JavaScript Object Notation - Notação de Objetos JavaScript) é uma formatação leve de troca de dados. Para seres humanos, é fácil de ler e escrever. Para máquinas, é fácil de interpretar e gerar. Está baseado em um subconjunto da linguagem de programação JavaScript, Standard ECMA-262 3a Edição -Dezembro - 1999. JSON é em formato texto e completamente independente de linguagem, pois usa convenções que são familiares às linguagens C e familiares, incluindo C++, C#, Java, JavaScript, Perl, Python e muitas outras. Estas propriedades fazem com que JSON seja um formato ideal de troca de dados.

JSON está constituído em duas estruturas:

Estas são estruturas de dados universais. Virtualmente todas as linguagens de programação modernas as suportam, de uma forma ou de outra. É aceitavel que um formato de troca de dados que seja independente de linguagem de programação se baseie nestas estruturas.

Em JSON, os dados são apresentados desta forma:

Um objeto é um conjunto desordenado de pares nome/valor. Um objeto começa com {chave de abertura e termina com }chave de fechamento. Cada nome é seguido por :dois pontos e os pares nome/valor são seguidos por ,vírgula.

Uma array é uma coleção de valores ordenados. O array começa com [conchete de abertura e termina com ]conchete de fechamento. Os valores são separados por ,vírgula.

Um valor (value, na imagem acima) pode ser uma cadeia de caracteres (string), ou um número, ou true ou false, ou null, ou um objeto ou uma array. Estas estruturas podem estar aninhadas.

Uma string é uma coleção de nenhum ou mais caracteres Unicode, envolvido entre aspas duplas usando barras invertidas como caracter de escape. Um caracter está representando como um simples caracter de string. Uma cadeia de caracteres é parecida com uma cadeia de caracteres em C ou Java.

Um número é similar a um número em C ou Java, exceto quando não se usa os números octais ou hexadecimais.

Espaços em branco podem ser inseridos em quanlquer parte dos símbolos. Exceto pequenos detalhes de codificação, a linguagem é completamente descrita.

json element

value object array string number "true" "false" "null"

object '{' ws '}' '{' members '}'

members member member ',' members

member ws string ws ':' element

array '[' ws ']' '[' elements ']'

elements element element ',' elements

element ws value ws

string '"' characters '"'

characters "" character characters

character '0020' . '10FFFF' - '"' - '\' '\' escape

escape '"' '\' '/' 'b' 'f' 'n' 'r' 't' 'u' hex hex hex hex

hex digit 'A' . 'F' 'a' . 'f'

number integer fraction exponent

integer digit onenine digits '-' digit '-' onenine digits

digits digit digit digits

digit '0' onenine

onenine '1' . '9'

fraction "" '.' digits

exponent "" 'E' sign digits 'e' sign digits

sign "" '+' '-'

ws "" '0020' ws '000A' ws '000D' ws '0009' ws